Noticias GLMP

Fevereiro – Dia Internacional da Maçonaria

Celebramos anualmente no dia 22 de Fevereiro o Dia Internacional da Maçonaria e do Maçom que é uma comemoração internacional instituída durante a “Reunião Anual dos Grão-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte”, reunidas de 20 de Fevereiro a 22 de Fevereiro de 1994, em Washington DC, partindo de uma proposta apresentada pelo então Grão-Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Irmão Fernando Paes Coelho Teixeira, infelizmente já no Oriente Eterno. A data escolhida coincide propositadamente com o dia do nascimento de George Washington (22/02/1732), ilustre maçom americano e principal artífice da independência dos Estados Unidos da América, tendo sido o seu primeiro presidente eleito. Em meu nome pessoal e de todos os obreiros da GLMP saúdo e felicito todos os irmãos e irmãs maçons do mundo neste dia tão especial para todos nós. Grão Mestre da GLMP

11-13 Julho – Conferencia Mundial da Fraternidade Maçónica

A nossa participação na Conferencia Mundial da Fraternidade Maçónica que teve lugar em Medellin na Colombia neste mês de Julho, onde fizemos parte da delegação da CGLEM, e na qual fomos representados pelos Respeitabilíssimo Past Grão-Mestre e Grão-Mestre de Honra ad vitam da Grande Loja Maçónica de Portugal e pelo Grande Secretário das Relações Exteriores. Tivemos a honra de consagrar a Grande Loja Escocesa da Argentina Estabelecemos 2 Tratados de Reconhecimento e amizade com: • Grande Loja Escocesa da Argentina • Grande Loja Do Departamento de Antioquia – Medellin na República da Colômbia.

10 – 12 de Maio – Reunião anual de Grandes Lojas da CGLEM

Teve lugar em Montebelli em Itália a Reunião anual de Grandes Lojas da CGLEM no passado mês de Maio (reunião referente ao ano de 2023 que era para ter sido em Tel Aviv em Israel) onde participamos ativamente e assistimos à entrada plena da Grande Loja Nacional da Macedónia na nossa CGLEM – Confederação de Grandes Lojas da Europa e do Mediterrâneo

18-20 Abril – Visita a Marrocos à Grande Loja Nacional Marroquina (GLNM)

Em resposta ao convite da Grande Loja Nacional Marroquina (GLNM) em conjunto com a Grande Loja Maçónica da Áustria visitamos a GLNM cuja sessão ritual teve lugar em Marraquexe no passado mês de Abril em que tivemos o privilegio e a honra de assinar um Tratado de Reconhecimento e Amizade com a GLNM. A nossa M∴R∴L∴ Mestre Afonso Domingues estabeleceu um tratado de geminação com a Loja Menara de Marraquexe, permitindo assim viver a dimensão universal da maçonaria potenciando a continuação de um frutuoso percurso maçónico em conjunto.

16 de Dezembro – Consagração da Grande Loja GLT Paraguai e assinatura de Tratado de Reconhecimento e Amizade

Nesta sessão de Grande Loja Solstício Inverno, contamos com a presença das Grandes Lojas de Itália, Áustria, Brasil e Paraguai, onde todos os presentes, tiveram a rara oportunidade de assistir à consagração da Grande Loja GLT Paraguai e do seu Grão Mestre. Procedeu-se também à assinatura de um Tratado de Reconhecimento e Amizade entre as nossas grandes lojas GLMP e GLP.

17 Junho – Assinatura do tratado de amizade e reconhecimento com a Grande Loja Nacional da Macedónia do Estado da Macedónia do Norte

Na Sessão de Grande Loja de verão, que teve lugar a 17 Junho a Oriente de Lisboa, recebemos o Grão Mestre da Grande Loja Nacional da Macedónia do Estado da Macedónia do Norte, bem como o Grande Secretário da Grande Loja Maçónica da Bulgária. Nessa sessão foi assinado um tratado de amizade e reconhecimento com a Grande Loja Nacional da Macedónia do Estado da Macedónia do Norte.

18 Março – Cerimónia de consagração da Grande Loja Tradicional do Brasil (GLTB)

No dia 18 Março 6023 a GLMP, conjuntamente com os Grão-Mestres das Grandes Lojas Maçónicas da Servia e Áustria e presidente da CGLEM, realizaram em São Paulo no Brasil a cerimónia de consagração da Grande Loja Tradicional do Brasil (GLTB). Foi um momento muito rico e importante pela criação e reforço de pontes com o país irmão, tendo sido assinado um tratado de reconhecimento e amizade com a GLTB, com a possibilidade de estabelecimento de relações maçónicas com outros países da América Latina, ficando assim lançada a semente da criação da Confederação das Grandes Lojas das Américas.